terça-feira, 30 de novembro de 2010

Experiências no Labirinto

Mediar é isso mesmo?

             A mediação experimental a qual estamos praticando nesta exposição, pode ser direcionada a uma interseção de saberes que naturalmente se relacionam em um tipo de vivência, que notadamente pode ser apreciada de forma coletiva e singular ou individual e plural.

            No momento de sua prática, a mediação se dá permeada pela intuição, instigação e interpretação “pluridimencional” das experiências deflagradas e vai muito além das relações ali postas. É com clareza que percebo que, na falta de algum destes elementos supracitados, a mediação experimental pode não ocorrer com sucesso. Não digo com isso que há uma fórmula para mediar e sim que seja necessário um esforço próprio para tal.

            A partir dessa reflexão posso relacionar que para a obtenção de algum ou total sucesso na prática de mediar é necessário “Virtu e Fortuna”, ou em outras palavras, estar no lugar certo na hora exata, ou então simplesmente, ter do seu lado, a técnica (Virtu) e um pouco de sorte (Fortuna).


Rodrigo de Oliveira


Rodrigo de Oliveira



 Área Aberta do Mito

    Queijo, Carrossel, Caracol, tribo. Esse lugar misterioso já recebeu diversas definições que foram verbalizadas durante provocações feitas na mediação, mas nenhuma me chamou mais atenção quanto “Arena”. Pois, mãe e filho encontraram duas varas de bambu colocadas encima das traves suspensas, aquelas traves de madeira que lembram coincidentemente a clarabóia da Casa França Brasil.

   Em relato, disseram literalmente lutar de forma quase cenográfica naquele ambiente, onde uma quantidade grande de visitantes expuseram estar em um lugar que lhes remete liberdade no sentido de espaço.

   Esse ambiente é realmente tudo isso. E a liberdade se dá na criatividade de quem o utiliza verdadeiramente, e que de certa forma se permite libertar-se ao entrar no pequeno, grande e misterioso penetrável do jeito que  mãe e filho fizeram.   


Rodrigo de Oliveira





Rodrigo de Oliveira Paes faz parte da equipe de mediadores da exposição "Hélio Oiticica: Museu é o Mundo", dentro do Programa Educativo Experiências no Labirinto. É Assistente Social, Músico e Artesão. Além de coordenar uma oficina de Arte ação ambiental, de construção de instrumentos musicais com material reaproveitado em Niterói, dentro do Departamento de Arte Educação do MAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário